Hérnia de Disco Lombar

A hérnia de disco lombar acontece entre as vértebras mais baixas da coluna, ou seja, entre a L1 e a S1.

O que é hérnia de disco lombar?

Na região lombar temos cinco vértebras, da L1, L2, L3, L4 e L5, sendo a S1, a primeira vértebra sacral já na região da bacia.

O disco intervertebral é composto por uma substância de colágeno misturada com água que serve para amortecer os impactos e movimentos entre as vértebras, então é uma espécie de coxim.

Podemos dividir o disco intervertebral em duas partes:

• Parte externa: responsável por manter o disco no local e manter a integridade da estrutura que chamamos de ânulo fibroso, que é a mesma coisa que pequeno anel de fibras.
  • Parte interna: mais parecida com algo gelatinoso que chamamos de núcleo pulposo. Este núcleo pulposo, pode sair de seu lugar quando existe uma lesão do ânulo fibroso e chegar a ter contato com os nervos da coluna.

As lesões do ânulo fibroso podem causar dor local. No entanto, quando ocorre uma lesão do ânulo fibroso associada ao deslocamento do núcleo pulposo que entra em contato com algum nervo passando daquele nível, temos então uma hérnia de disco.

Hérnia (de qualquer tipo) quer dizer que a estrutura está fora do lugar, portanto, a hérnia de disco é formada quando o núcleo pulposo, parte do disco, saiu do lugar que deveria estar contido pelo ânulo fibroso. Os sintomas ocorrem quando a hérnia vai em direção ao feixe de nervos que passa naquele local. Exatamente por isso que um dos tratamentos mais efetivos durante uma crise de dor é a infiltração de medicação anti-inflamatória junto à raiz do nervo acometido.

Existem algumas possibilidades para o deslocamento do disco intervertebral. Ele pode ir para região mais central em direção à medula ou mais lateral, em direção às raízes de nervos daquele nível (como L5-S1, nervo ciático, por exemplo).

Portanto, quando o deslocamento acontece para lateral ou centro-lateral ocorre contato com alguma raiz de nervo causa inflamação e dor no território correspondente à inervação daquela raiz, já que cada raiz de nervo é responsável por uma determinada região do corpo.

Por exemplo, no nível L5-S1 sai o nervo ciático e quando temos sintomas desta raiz, a dor acompanha a região póstero-lateral do glúteo e pode chegar até a perna e o pé, que também é território inervado por este nervo.

Outros nervos também podem sofrer como o femoral que emerge no nível L4-L5 e inerva a região anterior da coxa desde a virilha, por exemplo.

Deste modo, cada nível da coluna lombar tem um ramo de nervos ou raízes que emergem para os membros, logo, hérnias lombares em níveis diferentes causam sintomas distintos.

O tratamento para hérnia de disco lombar consiste em estabilizar mecanicamente as estruturas anatômicas através de fortalecimento muscular, trabalho postural e restrição de esforços que possam piorar o deslocamento do disco intervertebral.

Existem ainda medicações para serem tomadas por via oral, endovenosa, intramuscular ou local, para diminuir a inflamação e a dor. Acupuntura e fisioterapia também podem auxiliar no alívio dos sintomas.

Uma terapia possível e de grande valia durante uma crise de dor é a infiltração de medicações anti-inflamatórias junto da raiz neural que sofreu a compressão da hérnia de disco. Estas medicações são administradas diretamente junto à parte mais inflamada do nervo diminuindo a dor causada pela hérnia de disco. Além disso, esta técnica possibilita quantidades menores de medicação no corpo por agir diretamente sobre a região com problema.