Bursite no Olécrano

Bursa significa bolsa e bursite, portanto, significa inflamação dessa bolsa.

O que é Bursite do Olécrano

Temos essas bolsas que protegem de impacto e atrito em diversas partes do corpo. As mais comuns são as bursas do ombro e do quadril. Mas temos em diversas outras regiões o nosso corpo como joelho e glúteo.

A bursite do olécrano, ou do cotovelo, acontece quando a bolsa da região do cotovelo fica inflamada por algum motivo e, o motivo mais frequente está relacionado à pressão, à compressão ou impacto.

Causas e sintomas da bursite do olécrano

Essas inflamações da bursite do olécrano acontecem geralmente com quem apoia ou bate muito o cotovelo, e a ponta do mesmo pode ser pouco amortecida nessas situações. Dessa forma, a bolsa do cotovelo reage ao impacto e fica inchada. A imagem pra quem vê parece aquele cotovelo do Popeye, deixando o cotovelo bem “pontudo”. Esta é a bursite inflamatória.

Isso é pouco frequente, mas quando acontece, incomoda muito não deixando com que você apoie a região e provoca bastante dor. A grande dica é evitar apoiar, evitar apertar e evitar estimular a região. Quanto menos mexer, mais rápido passa a dor e a inflamação. Aplicar compressa quente por uns 20 minutos e algumas vezes por dia também ajuda, mas o mais importante é não estimular.

Existem casos ainda que podem ser decorrentes de uma infecção. Esses casos são mais graves e mais difíceis de tratar. O quadro de infecção é provocado quando alguma bactéria presente em nossa pele entra na região fazendo com que a bursa do olécrano infeccione. Essa bactéria pode entrar por alguma escoriação, algum arranhão ou por algum ferimento na mão ou no punho, como através da cutícula da unha por exemplo. Através deste ferimento, a bactéria entra em nosso organismo e se desloca até à região do cotovelo provocando a infecção da Bursa que fica vermelha, quente e inchada com dor.

Bursite Olecraniana Inflamatória

Bursite Olecraniana Infecciosa

Nesses casos, o cotovelo fica mais inchado, possuindo um líquido em abundância no local, este tratamento é com antibiótico e deve ser feito após avaliação de um médico.

Quando essa inflamação é reincidente e não obtemos controle adequado da bursite, podemos indicar o tratamento cirúrgico. É como se a bolsa aprendesse a se inflamar com facilidade e não desinchasse mais. Nesses casos, podemos fazer uma cirurgia para retirar o tecido doente e para tratar a bursite olecraniana.

O que pode ser usado para quem não consegue não apertar, apoiar ou bater o cotovelo é uma cotoveleira e outras órteses que amorteçam o impacto ou a pressão do cotovelo e auxiliem a lembrar que a região está lesionada e precisa ser protegida. No entanto, precisamos ressaltar que se for muito apertado pode piorar o processo devido à pressão dobre a bursite do olécrano.