SLAP

O ombro é uma articulação formada por estruturas ósseas (glenóide – parte da escápula, cabeça do úmero, acrômio e clavícula) e diversas outras estruturas que auxiliam na estabilidade e na movimentação desta articulação.

O que é SLAP?

A articulação do ombro é do tipo bola e soquete, ou seja, um encaixe com uma variação muito grande de movimentos e que necessita de estruturas complexas, rígidas e maleáveis, dinâmicas e estáticas para manter sua movimentação adequada e estabilidade.

A glenóide, osso que recebe a cabeça do úmero, tem uma expansão cartilaginosa chamada de lábio da glenóide ou “Labrum” que aumenta a estabilidade desta articulação e recebe uma inserção tendínea, a cabeça longa do bíceps. Acredita-se que este tendão intra articular que se insere no labrum pode ter participação na estabilidade do ombro e na sua sensibilidade posicional (propriocepção).

Quando ocorre lesão do lábio da glenóide no local da inserção da cabeça longa do bíceps, temos a lesão do tipo SLAP (Superior Labral Anterior and Posterior).

Causas da Lesão Slap

Algum movimento “forçoso” ou mal planejado pode resultar em um descolamento do labrum da glenóide na porção superior. Frequentemente esta lesão está associada a algum tipo de instabilidade gleno-umeral que causa outras lesões do labrum além do SLAP.

Frequentemente ocorre em homens que realizam esportes com arremesso, raquete, crossfit e levantamento de peso/musculação.

Parágrafo Novo

Diagnóstico do Slap

Os sintomas mais frequentes desta lesão são dor na parte anterior e superior do ombro pior com atividades com o ombro elevado acima da cabeça e estalido doloroso com giros do braço.

O melhor exame de imagem para SLAP é a ressonância magnética com contraste. No entanto, existem casos em que não observamos a imagem típica d a lesão neste e exame e apenas a visualização direta (artroscopia) pode confirmar o diagnóstico.

Tratamento do Slap

Tratamento Não Cirúrgico para o Slap

O principal para esta lesão é prevenir. Fortalecimento muscular adequado para a atividade física pretendida e evitar esportes com impacto direto sobre o ombro ou com o membro superior elevado acima da cabeça são essenciais.

Quando a lesão está presente, podemos tentar a mudança da biomecânica do esporte praticado em alguns casos além de infiltração articular com anti-inflamatórios.

Tratamento Cirúrgico para o Slap

A cirurgia para correção da lesão está reservada para casos em que a dor é intensa e não melhora com fisioterapia e reeducação dos movimentos do ombro.

Este procedimento é feito por técnica minimamente invasiva (artroscopia) e consiste de reinserir o lábio da glenóide no seu local anatômico de origem.