Bursite no Ombro

Bursite do ombro é muito comum e famosa, muitas vezes ouvimos que diversas personalidades possuem essa condição.

O que é Bursite no Ombro

Mas o que quer dizer? Bursite do ombro significa que a bolsa que protege dos atritos entre os tendões do ombro e os ossos também do ombro ficam inflamadas.

A inflamação da bolsa do ombro acontece quando ocorre uma sobrecarga dos tendões do ombro ou mesmo alguma alteração estrutural desta região. A inflamação acaba sendo intensa e os movimentos e a força podem ficar comprometidas.

Caracteristicamente, quem tem bursite do ombro, sente mais dores no período noturno, próximo à hora de dormir ou quando faz mais esforços com peso ou repetitivos para o membro afetado.

Existem vários tratamentos, mas nenhum é rápido e resolutivo o suficiente para quem está sofrendo com a bursite do ombro.

Tratamento da Bursite no Ombro

A bursite do ombro tem solução!

Ela se baseia em tratar adequadamente o manguito rotador, que são os tendões que a bolsa protege. Dessa forma, são indicados alongamentos e exercícios de fortalecimento para os tendões do manguito rotador e, claro, evitar sobrecarga, principalmente movimentos altos acima da cabeça e evitar dormir de lado sobre o ombro.

Medicações que tiram a inflamação podem ajudar muito e, uma delas, é a infiltração do ombro, quando se aplica a medicação com ação anti-inflamatória diretamente na bolsa que está inflamada, bastante útil nas crises de bursite do ombro.

Existem também algumas medicações para infiltração compostas por proteínas semelhantes ao colágeno que podem auxiliar na cicatrização do tecido lesionado e que são utilizadas neste tratamento.

Nenhum caso de bursite do ombro será tratado adequadamente se não entendermos o que realmente está causando essa inflamação ou a doença do tendão. Portanto, todas as bursites do ombro devem ter os tendões do manguito rotador investigados, pois como a bolsa protege os tendões do manguito rotador, devemos suspeitar que os tendões possam estar com algum tipo de lesão.

Em alguns casos, o problema é anatômico e acontece devido à síndrome do impacto subacromial. Isto significa que o osso acrômio, que é parte da escápula, tem inclinação inferior e causa agressão aos tendões do manguito rotador quando alguns movimentos são executados. Se este for o caso, o tratamento envolve evitar movimentos com impactos subacromial (principalmente movimentos com o braço elevado) ou envolve corrigir cirurgicamente por artroscopia suavizando a curva inferior do acrômio (arredondando a ponta do osso).

Neste mesmo procedimento cirúrgico é retirada a parte doente da bursa (bursite) do ombro e inspecionados os tendões do manguito rotador.