Epicondilite Medial

A epicondilite medial é o termo médico para esta dor conhecida como Cotovelo de Golfista.

O que é Epicondilite Medial?

É uma condição degenerativa da inserção de tendões do antebraço e não ocorre apenas em golfistas. A patologia é provocada por movimentos repetitivos com agarre ou por micro traumas na região do antebraço. Portanto, atividades como musculação, crossfit e esportes com raquete e bastão podem provocar esta patologia.

Vale lembrar que esta é uma doença autolimitada. Ou seja, ela tende a melhorar e até a curar completamente quando os fatores desencadeantes deixam de ocorrer. Logo, a mudança de atividade provocadora da lesão ou do modo como ela é executada são necessários.

Causas da Epicondilite Medial

Os tendões que transmitem a força dos músculos ao osso sofrem pequenas lesões (micro traumas) quando fazemos força. Durante atividades com agarre, os tendões flexores do punho e dos dedos que se ligam ao epicôndilo medial são muito solicitados e podem sofrer pequenas lesões por estresse.

Então, antes que o corpo seja capaz de cicatrizar completamente, ocorre um novo evento semelhante (novo esforço) que solicita muito desses mesmos músculos e tendões e provoca outro micro trauma. Forma-se, então um tecido cicatricial deficiente. Após diversas vezes deste ciclo se repetir, um processo degenerativo se instala e temos a epicondilite medial. Com a doença em curso, o problema no cotovelo pode causar dor e até dificuldade para segurar objetos.

Desta maneira, a epicondilite medial é causada pelo estresse repetitivo dos tendões em atividades com flexão dos dedos e do punho em esportes como a musculação, o crossfit e os que envolvem tacadas e rebatidas, ou em outras atividades com mecanismos semelhantes.

Tratamento da Epicondilite Medial

TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO

O objetivo principal é quebrar o ciclo vicioso causador da lesão. Logo, primeiro precisamos entender qual atividade provocou a lesão e deixar de fazê-la ou mudar o jeito como a executamos.

Existem alguns dispositivos que auxiliam a mudança da mecânica dos movimentos e podem ser a solução para muitos casos.

O segundo passo para o tratamento é otimizar a cicatrização e o balanço muscular. Na maioria dos casos, o alongamento e o fortalecimento dos músculos do antebraço é inadequado e causa desequilíbrio mecânico. Então, um bom programa de reabilitação fisioterapêutica é importante. Além disso, a fisioterapia pode diminuir a inflamação e acelerar a cicatrização da lesão através de alguns aparelhos e técnicas.

Medicações anti-inflamatórias e compressas com gelo podem diminuir a dor. Nos casos em que a dor é mais persistente, podemos fazer infiltrações na região da lesão para colocar medicações potentes em contato direto com o tecido doente e diminuir os sintomas

Estabilizador ou Banda para Epicondilite Medial

TRATAMENTO CIRÚRGICO

Raramente necessária, a cirurgia para epicondilite medial está reservada para os casos em que muitos meses de mudança de atividade e fisioterapia foram tentados exaustivamente e sem sucesso.

A operação consiste de expor e retirar o tecido doente na região do cotovelo. Após a excisão do tecido causador do problema, se faz o reparo do tendão e a revitalização do osso (epicôndilo medial) com micro perfurações que aumentam a circulação de sangue no local e aceleram a cicatrização.

É uma cirurgia que apresenta poucas e raras complicações e a recuperação pós-operatória costuma ocorrer em poucas semanas.