A fratura do quadril é uma das mais debilitantes e ameaçadoras para os idosos. Levando inclusive a risco de óbito devido às suas complicações em muitos casos.

Você sabia que existe prevenção? Aí vão 6 dicas!
Afastar tudo o que pode contribuir para queda
Tapetes que escorregam, chinelos, banheiro escorregadio e sem barra de apoio, escadas e corredores escuros, etc.
Treinos de equilíbrio e agilidade
Atividades físicas supervisionadas como hidroginástica, dança de salão e tai chi diminuem muito a frequência e a gravidade das lesões nas quedas.
Ganho ou preservação de massa muscular
A sarcopenia (falta de músculos) do idoso é fator determinante na ocorrência de lesões devidas a quedas.
Manter uma boa iluminação mesmo à noite
Luzes automáticas no caminho do banheiro e da cozinha, por exemplo, evita muitos acidentes noturnos.
Preservar e aumentar a massa óssea
Devemos nos atentar para ingestão de cálcio, vitamina D, exercícios de força e impacto que aumentam a resistência do osso e diminuem a osteoporose. Ah! E isso vale a partir dos 30 anos quando a massa óssea já começa a diminui.
Conscientizar
Conscientizar e informar os idosos, cuidadores e família que quedas sempre ocorrerão, mas podem não resultar em lesões sérias se soubermos nos prevenir.
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.