Epicondilite lateral: qual o tempo de recuperação?

nov. 18, 2021
Falar Via WhatsApp

Você está com epicondilite lateral e quer saber qual o tempo de recuperação?


A epicondilite é a degeneração angiofibroblástica da inserção do tendão no osso, associada a um processo inflamatório local.


Ou seja, é uma doença na qual, além da inflamação, há uma falha na cicatrização do tendão devido à formação de um tecido defeituoso que atrapalha a regeneração das estruturas doentes.


Isso quer dizer que uma cicatriz errada se forma no local e atrapalha a formação da cicatriz certa (novo tendão).


Quando o paciente apresenta epicondilite lateral, sente dor na região lateral do cotovelo que piora com movimentos de extensão do punho e dos dedos e ao agarrar objetos, levantar uma cadeira pelo encosto, etc.


Além disso, pode ter perda de força e dor para fazer atividades relacionadas ao agarre, como segurar uma garrafa cheia, torcer um pano e ainda pode sentir rigidez no cotovelo e dificuldade para esticá-lo completamente.


Como é o tratamento da epicondilite?


O tratamento da epicondilite tem como principal objetivo a regeneração do tecido lesionado, o que gera também o alívio da dor e outros sintomas.


Assim, podemos adotar diversas estratégias, por exemplo:


  • Repouso;
  • Compressas;
  • Aplicação de Ácido hialurônico;
  • Imobilização;
  • Correção e adaptação do treino;
  • Fortalecimento;
  • Alongamento;
  • Terapia de ondas de choque.


Para casos com lesão do tendão de características pouco favoráveis à cicatrização (lesões maiores, por exemplo) e se o tratamento não cirúrgico não trouxer melhora satisfatória dos sintomas, indicamos a cirurgia para reparar as estruturas danificadas.


Temos um artigo que fala mais sobre o tratamento da epicondilite e você poderá ler sobre o assunto clicando aqui.


Epicondilite lateral: qual o tempo de recuperação?


O tempo de recuperação da epicondilite vai variar conforme o grau de evolução da lesão e poderá durar de algumas semanas até vários meses.


Caso o paciente procure o especialista ainda no momento no qual a doença está na fase inflamatória, ou seja, quando ela não chegou a causar uma alteração estrutural significativa que atrapalha a cicatrização do tendão, conseguimos uma recuperação mais rápida.


Isso porque, atuar no quadro inflamatório pode cessar a evolução da lesão, resolvendo totalmente o problema em algumas semanas.


No entanto, quando o paciente já possui um quadro mais avançado com a formação de uma fibrose entre o tendão e o osso, essa condição irá dificultar a cicatrização adequada do tendão.


Então, será preciso atuar diretamente sobre o metabolismo local para retirar a fibrose permitindo, assim, que um tecido de cicatrização adequado se forme para ter a cura completa da epicondilite.


Nessas situações, dizemos que a epicondilite virou crônica e o tratamento passa a ser mais demorado, levando alguns meses.


Quanto antes o tratamento iniciar, menos tempo a lesão terá para evoluir. Assim, a recuperação será mais rápida e poderemos utilizar estratégias de tratamento mais simples.


Atualmente, existem várias opções de tratamento para proporcionar uma terapêutica eficiente.


Todavia, cada paciente terá diferenças consideráveis na extensão da lesão, no estilo de vida, prática esportiva e condição biológica.


Todos estes fatores precisam ser levados em conta para elegermos a melhor forma de resolver este problema da maneira mais rápida e eficiente possível.


Então, não postergue a ida ao médico. Caso sinta dores no cotovelo, procure o quanto antes um ortopedista especialista!



Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Artroplastia ou prótese do ombro: quais são as indicações mais comuns?
16 mai., 2024
Você quer saber quando a Artroplastia ou Prótese do Ombro é recomendada? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Tratamento sem cirurgia para artrose do ombro: conheça
09 mai., 2024
Quer saber como funciona o Tratamento Sem Cirurgia Para Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Cisto paralabral no ombro: o que é e por que acontece?
02 mai., 2024
Quer saber como identificar e tratar o Cisto Paralabral? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Rotura do manguito rotador: conheça 5 mitos
25 abr., 2024
Quer saber quais são os mitos mais comuns em relação à Rotura do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Ultrassom do ombro no consultório: qual a importância?
18 abr., 2024
Quer entender a importância do Ultrassom no Consultório? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Tratamentos para artrose no ombro: conheça os principais
04 abr., 2024
Você quer saber quais são os principais Tratamentos para Artrose no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica.
Mais Artigos
Share by: