Se você precisa fazer um procedimento no consultório e está com dúvidas sobre como será o passo a passo, falaremos mais sobre esse assunto!
Existe uma série de procedimentos que podemos fazer no consultório para resolver problemas musculoesqueléticos, por exemplo:
- Aplicação de ácido hialurônico (viscossuplementação) na articulação para condromalácia ou artrose;
- Aplicação de ácido hialurônico no tendão para reparo de lesão do manguito rotador;
- Aplicação de ácido hialurônico no tendão para reparo de epicondilite lateral (cotovelo de tenista);
- Bloqueio/desativação de ponto gatilho para síndrome miofascial;
- Bloqueio de nervo para casos de artrose avançada ou dor neuropática;
- Infiltração com corticoide;
- Dentre outros.
Então, é comum que o paciente tenha dúvidas sobre como faremos o procedimento e como será sua recuperação.
Devo me preparar antes do procedimento?
Na grande maioria dos casos, o paciente não precisará fazer nenhum preparo para o dia do procedimento.
Então, ele irá para o consultório como se estivesse indo para uma consulta normal e faremos tudo que for preciso no momento. Uma ressalva importante, no entanto, é que para alguns procedimentos do ombro e cotovelo indicamos evitar dirigir logo após a aplicação de medicação.
Caso o procedimento a ser realizado exija algum preparo específico, sem dúvidas, daremos todas as orientações necessárias.
Como ocorre o procedimento no consultório?
Quando o paciente chega no consultório, inicialmente, fazemos uma compressa de gelo no local para proporcionar uma anestesia mais superficial, caso esteja mais sensível ou tenha fobia de agulhas. Após alguns minutos, a pele estará anestesiada e a pessoa não sente mais nada.
Logo após, fazemos uma anestesia para as pele e estruturas ao redor da região que trataremos e, a depender do procedimento que vamos realizar, uma anestesia para a cápsula articular.
Isso significa que, após ser anestesiado, o paciente não irá sentir mais dor na região.
Então, iniciamos o procedimento que poderá ser guiado pelo ultrassom para garantir uma maior precisão e nos auxiliar a encontrar a lesão ou estrutura a ser tratada.
Normalmente, o procedimento dura cerca de 15 a 20 minutos e o paciente vai para a casa logo após executá-lo.
Como será a recuperação do paciente?
Indicamos ao paciente que ele não realize grandes esforços que sobrecarregam a região tratada por 48hs após a realização do procedimento. Por exemplo, para aplicação de medicação no joelho, recomendamos não realizar corrida ou futebol por 48 h após o procedimento.
Isso significa que não indicamos que ele faça atividades físicas nesse período, por exemplo. No entanto, o paciente poderá seguir normalmente com as atividades do dia a dia, como dirigir, caminhar ou trabalhar.
Esse repouso é importante para dar tempo para que a articulação se recupere da pequena intervenção. Normalmente, ela pode estar ainda anestesiada ou ter uma pequena reação ao procedimento.
Além disso, o repouso é importante para observarmos se o paciente não terá nenhuma dor associada, o que é bastante raro.
Assim, após os dois dias de repouso, já será possível retomar a vida normal sem nenhum tipo de restrição para maior parte dos casos.
Cada procedimento terá suas especificidades e o ortopedista especialista dará todas as informações e orientações ao paciente.
Na nossa clínica temos profissionais especializados na realização de uma série de procedimentos no consultório.
Caso precise de mais informações, agende uma consulta e pode contar conosco!
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.