Será que a bursite no ombro é grave? A maioria dos pacientes que recebe algum diagnóstico ficam preocupados e querem entender melhor a condição.
Então, neste texto vamos explicar melhor este problema.
As bursas são pequenas bolsas com líquido que ficam localizadas no ombro e em diversas outras articulações.
Atuam como almofadas entre os ossos e os tecidos moles e ajudam a reduzir o atrito entre os músculos deslizantes e o osso, além de proteger os tendões.
Algumas situações podem inflamar as bursas, dando origem à bursite, são elas:
- Movimentos repetitivos e sobrecarga;
- Dormir em cima do ombro;
- Trauma ou pancada;
- Lesões ou alterações na anatomia normal do ombro.
Além disso, a bursite é uma condição que, frequentemente, ocorre em conjunto com a tendinite do ombro, ou seja, a inflamação dos tendões.

Esta inflamação das bursas gera muitos incômodos ao paciente, causando dor, limitação dos movimentos e fraqueza.
Em grande parte dos casos, indivíduos com esta doença têm dificuldade para dormir sobre o ombro e para executar muitas atividades diárias, como pentear o cabelo ou se vestir.
Afinal, a bursite no ombro é grave?
Apesar da bursite no ombro ser uma condição que demanda atenção e tratamento, ela não é considerada uma doença grave.
Muitas vezes, indica somente que o paciente tem uma inflamação acontecendo em resposta a uma sobrecarga do manguito rotador.
Então, isso leva à inflamação do tendão ou outras estruturas e, consequentemente, da bursa.
Ou seja, recebendo o devido tratamento, a bursite tem cura. Para tal, é preciso focar não somente em desinflamar as bursas, mas também tratar as lesões associadas.
Assim, precisaremos fazer um bom diagnóstico e definir o melhor caminho a seguir.
E como será o tratamento da bursite?
O objetivo principal do tratamento será desinflamar as estruturas, controlar a dor e recuperar a função do ombro.
Então, indicaremos diferentes técnicas, a depender de cada caso:
- Uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
- Fisioterapia;
- Repouso;
- Alongamento;
- Fortalecimento;
- Acupuntura;
- Alteração na atividade que desencadeou a inflamação;
- Correção postural;
- Infiltração com medicamentos anti inflamatórios no local.
Além disso, será imprescindível diagnosticar lesões associadas, bem como compreender o que desencadeou o problema para, assim, corrigir todos os aspectos relacionados à bursite.
Na grande maioria dos casos, o tratamento não cirúrgico será satisfatório.
No entanto, existem situações nas quais as técnicas adotadas não aliviarão os sintomas do paciente e, nestes casos, indicaremos a cirurgia. Ademais, algumas condições relacionadas à bursite podem demandar o tratamento cirúrgico.
Assim, poderemos fazer até mesmo remoção da bursa inflamada, além de corrigir outros problemas encontrados na articulação.
Somente um ortopedista especialista em ombro poderá avaliar o quadro do paciente com cautela para indicar a melhor solução para o problema.
O mais importante é saber que, na grande maioria dos casos, a bursite no ombro não é uma doença grave e terá cura, principalmente se receber um tratamento precoce.
Então, não deixe de procurar um médico caso sinta incômodos na região. Somente assim você poderá recuperar sua mobilidade e qualidade de vida!
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.