Será que é possível fazer o tratamento da tendinite no ombro sem cirurgia?
Uma das maiores ansiedades dos pacientes quando recebem algum diagnóstico é se precisarão fazer cirurgia.
Então, adiantamos que, na maioria dos casos, o tratamento da tendinite no ombro não é cirúrgico, mas é necessário ter cautela para não deixar o quadro se agravar.
Os tendões do ombro que normalmente sofrem a tendinite são aqueles do manguito rotador, estrutura responsável pelos movimentos e estabilização da articulação e que possui 4 músculos e seus respectivos tendões: supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor.
Assim, quando o paciente apresenta uma inflamação nestes tendões, dizemos que ele tem uma tendinite, condição que pode causar dor e fraqueza do ombro, mas não é considerada um quadro grave.
Quais as causas da tendinite no manguito rotador?
Os tendões do ombro são muito demandados e existem alguns fatores que podem ocasionar a inflamação nestas estruturas, por exemplo:
- Movimentos repetitivos e sobrecarga, seja no trabalho ou nas práticas esportivas;
- Trauma ou pancada na região;
- Alterações estruturais no ombro que podem gerar atrito com os tendões, como a síndrome do impacto;
- Degeneração das estruturas do ombro devido, principalmente, ao envelhecimento.
Neste ponto, é importante frisar que a tendinite é uma inflamação, ou seja, não chega a gerar a alteração da estrutura do tendão, como uma lesão parcial, por exemplo.
Dessa maneira, é uma alteração transitória e reversível e pode ser tratada sem cirurgia.
Como é o tratamento da tendinite no ombro?
Como vimos, o tratamento da tendinite sem cirurgia costuma trazer excelentes resultados.
No entanto, devemos ressaltar a importância de adotar um tratamento precoce, de modo a evitar a evolução do quadro. Isso porque, caso o paciente não receba o devido tratamento, a tendinite poderá evoluir para uma lesão no tendão (rasgo ou rotura), situação que demanda maior atenção e tratamento mais trabalhoso.
O primeiro passo para o tratamento da tendinite será entender e atuar sobre sua causa. Por exemplo, em casos de sobrecarga do tendão devido aos exercícios, pode ser necessário alterar ou corrigir a atividade, bem como se dedicar ao alongamento ou fortalecimento dos músculos da região.
Além disso, poderemos associar ao tratamento os estímulos biológicos com o colágeno, que pode ser administrado via oral ou, mais adequadamente, a partir da injeção de ácido hialurônico na região da lesão.
Esta técnica é um procedimento que realizamos em consultório guiado por ultrassom e costuma trazer excelentes resultados na recuperação do tendão e controle da dor logo após poucas semanas.
Vale ressaltar que a atividade do ácido hialurônico auxilia a cicatrização e deixa o tendão mais forte e saudável. A atividade e função deste procedimento é um estímulo biológico, diferentemente das infiltrações com corticoide que proporcionam diminuição da inflamação e melhora da dor temporariamente e não ajudam na cicatrização.
Existem ainda uma série de possibilidades de tratamento que podemos prescrever, por exemplo:
- Medicamentos para controle da dor via oral;
- Compressas de gelo no momento da dor;
- Compressa quente antes de dormir;
- Repouso;
- Evitar ou adaptar as atividades que geram a dor;
- Fisioterapia;
- Acupuntura;
- Terapia por ondas de choque.
Quando o tratamento conservador não traz bons resultados, poderemos indicar uma cirurgia, mas apenas para os casos em que exista alguma alteração estrutural a ser corrigida como síndrome do impacto, artrose acromioclavicular, etc.
No entanto, isso costuma ser uma exceção em casos de tendinite e ocorrem quando estamos diante de um tratamento tardio, já com ruptura do tendão.
Ou seja, caso o paciente negligencie seus sintomas e/ou as indicações de tratamento, seu quadro poderá evoluir para uma condição cirúrgica. Por isso, o ideal é não deixar a tendinite chegar nesse ponto.
Então, esteja alerta! Não postergue a ida ao médico e dedique-se aos tratamentos que ele indicar.
Assim, você terá uma recuperação da tendinite no ombro sem a necessidade da realização de uma cirurgia!
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.