A dor perto do ombro, ou em volta do ombro, após a realização de um procedimento ou ao sofrer uma lesão pode ocorrer por uma série de fatores.
Existem situações nas quais o tratamento para eliminar a dor é mais simples e outros em que somente uma cirurgia poderá solucionar o problema.
Então, conhecer a causa exata da dor é fundamental para definir a abordagem mais adequada e falaremos sobre o assunto neste texto.
Quais as possíveis causas da dor perto do ombro após interferência no local?
Situações que afetam alguma estrutura do ombro, como uma cirurgia ou acidente, podem causar alterações que geram dor ao redor da articulação. Assim, podemos citar como principais alterações causadoras de dor perto do ombro:
Fratura da clavícula
A clavícula é um osso do ombro que liga o esterno (osso do peito) com a escápula (osso das costas).
Popularmente conhecida como “saboneteira”, a clavícula pode sofrer uma fratura devido a traumas na região. Quando isso ocorre, o osso pode sofrer desvios e/ou encurtamento, fatores que deveremos avaliar para definir o melhor tratamento.
A dor desta lesão costuma ser intensa e pode ser sentida na região peitoral, no ombro e nas costas. Além disso, o paciente pode ter inchaço e hematomas na região, além de dificuldade para movimentar o braço.
O tratamento dependerá de cada situação e, em casos de pequenos desvios ou encurtamentos, poderá ser conservador com a imobilização local.
No entanto, o tratamento cirúrgico tem sido cada vez mais utilizado, principalmente em adultos jovens que querem retornar precocemente ao trabalho ou atividades esportivas.
Luxação da articulação acromioclavicular
A articulação acromioclavicular é formada pelo encontro da clavícula com o acrômio (parte superior e mais lateral da escápula).
Essa articulação é fundamental para a mobilidade da região.
A luxação acromioclavicular ocorre quando estes ossos se deslocam / desencaixam. Pode ocorrer devido uma queda sobre o ombro, por exemplo, durante as práticas esportivas ou quedas de alturas mais elevadas.
Então, o paciente sentirá dor e inchaço na região do ombro. Além disso, poderá perceber dificuldade de movimentação ao tentar levantar o braço.
O tratamento para esta condição dependerá do grau da lesão e avaliação médica. Para luxações menos graves poderemos fazer a imobilização da região.
No entanto, em grande parte dos casos é necessário realizar uma cirurgia para tratar as estruturas locais, como ligamentos e tendões, que sofreram danos com a lesão.
Fratura da escápula
A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso triangular localizado na região posterior do ombro e protegido por um complexo sistema de músculos.
A fratura da escápula é uma condição mais rara que tende a ocorrer em acidentes de alta energia.
Então, o paciente com esta lesão pode sentir dor, inchaço e hematomas na parte de trás do ombro ou na região superior das costas. Além disso, poderá sofrer uma redução na mobilidade da articulação.
O tratamento dependerá das características da fratura e, em grande parte dos casos, a imobilização e reabilitação com fisioterapia solucionam o problema.
No entanto, a realização de cirurgias para fixar e manter o osso no lugar pode ser necessária em alguns casos.
Vale ressaltar que lesões associadas às fraturas da escápula são frequentes. Então, o paciente poderá sofrer rupturas musculares e formação de grandes hematomas que, inclusive, podem retardar o diagnóstico da fratura e merecem atenção.
Discinesia escapular
Esta é uma condição que ocorre quando a escápula apresenta alguma alteração de mobilidade, dificultando os movimentos e, muitas vezes, ocasionando dor na parte de trás do ombro.
Diversas podem ser as causas para este problema, por exemplo:
- Má postura;
- Encurtamentos e desbalanceamentos musculares e/ou ligamentares;
- Tendinites ou bursites;
- Lesões e traumas no local;
- Danos neurológicos.
Então, em muitos casos, um tratamento com reeducação postural e fisioterapia poderá solucionar o problema. Em situações mais específicas pode ser necessário realizar cirurgias.
Ressecção de linfonodos na região
Os linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenas estruturas com função de filtrar substâncias nocivas do nosso corpo e possuem células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções.
As axilas são uma região com elevada concentração de linfonodos que, algumas vezes, precisam ser retirados, por exemplo, em casos de câncer.
No entanto, além dos linfonodos, a região é composta por diversas estruturas, como nervos e vasos sanguíneos importantes.
Então, uma cirurgia no local pode gerar alguns efeitos colaterais, como sequelas na movimentação do braço, dor e inchaço na região.
Em alguns casos, estes efeitos colaterais serão reversíveis e em outros não. Dessa forma, é fundamental avaliar estes sintomas e o quadro clínico do paciente para definir qual melhor estratégia adotar.
Contratura das fáscias
As fáscias são tecidos de revestimento que envolvem algumas estruturas do corpo, como os músculos.
Estas estruturas podem sofrer contraturas, por exemplo, devido à má postura ou sobrecarga.
Em muitos casos, teremos uma situação chamada de síndrome miofascial, ou seja, uma condição específica de dor muscular muito localizada e associada à presença de pontos de dor, que chamamos de pontos gatilhos.
Estes pontos podem ocorrer em diversas partes do corpo, como ao redor do ombro e nas costas.
Então, o tratamento consistirá em identificar e corrigir a causa da sobrecarga na região.
Além disso, poderemos adotar medidas, como alongamentos, correção postural, uso de medicamentos e adequação da ergonomia do ambiente de trabalho.
Uma outra opção é a execução da liberação miofascial, possível por diversas técnicas, como a manipulação das fáscias com intuito de eliminar os pontos de gatilho ou o agulhamento seco (liberação com auxílio de agulha de acupuntura).
Você poderá ler mais sobre a síndrome miofascial no ombro no nosso blog.
Como vimos, diversas podem ser as causas da dor em volta do ombro, seja devido a realização de procedimentos ou por lesões.
O tratamento irá variar muito conforme cada caso, podendo envolver desde correções posturais até cirurgias.
Assim, será fundamental contar com um ortopedista experiente para investigar as causas dos incômodos e definir o melhor tratamento, de modo a devolver a qualidade de vida ao paciente!
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.