A aplicação no joelho com ácido hialurônico, ou viscossuplementação, é um procedimento que pode auxiliar no controle da dor e melhorar a função da articulação.
Na nossa clínica, recebemos com frequência pacientes que apresentam problemas no joelho, principalmente aqueles que praticam esportes ou que sofrem com a artrose.
Então, de acordo com o diagnóstico, poderemos indicar uma série de tratamentos, dentre eles a aplicação com ácido hialurônico dentro da articulação.
O ácido hialurônico é uma substância que encontramos em diversas estruturas do nosso corpo, como nos tendões e no líquido sinovial - lubrificante natural das articulações como joelho e ombro, por exemplo.
Assim, quando o utilizamos nos tratamentos, obtemos uma série de benefícios, como a diminuição da dor, redução de citocinas pró-inflamatórias (regulador natural da inflamação dos tecidos), melhora da lubrificação, aumento da atividade de cicatrização de lesões e proteção mecânica da articulação.
Em quais casos indicamos a viscossuplementação no joelho?
Existem condições nas quais a infiltração no joelho ou como chamamos aplicação de ácido hialurônico traz muitos benefícios, por exemplo, quando o paciente tem um quadro de desgaste da cartilagem (artrose) leve a moderada, lesões de cartilagem como a condromalácia, atletas com esportes com esforço repetitivo para os joelhos como corrida de rua, beach tenis, crossfit, ciclismo, etc.
Isso porque, no início da artrose no joelho o indivíduo sofre uma perda e degradação do líquido sinovial (lubrificante natural da articulação e composto por ácido hialurônico) e degeneração da cartilagem.
Assim, inserir esta substância no local pode suprir esse problema inicial, melhorar a lubrificação que diminui o atrito devido à cartilagem desgastada e rugosa, melhorar o funcionamento do colágeno local e controlar a inflamação.
Além disso, podemos estudar a aplicação desta substância em esportistas que têm uma tendência a ter artrose, por exemplo, devido ao histórico familiar.
Nestes casos, a aplicação de ácido hialurônico intra-articular no joelho pode ajudar a aumentar a vida útil desta articulação.
Como realizamos o procedimento?
Realizamos a viscossuplementação no joelho em ambientes clínicos adequados ou no centro cirúrgico. Na maior parte das vezes, fazemos no próprio consultório.
Normalmente, aplicamos uma anestesia local para proporcionar maior conforto ao paciente.
Então, realizamos a injeção com o ácido hialurônico na articulação em cerca de 5 a 10 minutos e podemos usar exames de imagem, como ultrassom, para guiar o procedimento.
Logo após a finalização, o paciente já poderá ir para casa e não tem restrições significativas às atividades. Costumamos recomendar não treinar após a aplicação, mas não precisa deixar de caminhar ou dirigir, por exemplo.
Quais são os efeitos esperados da infiltração no joelho com ácido hialurônico?
Esperamos duas funções distintas desta substância no joelho: uma mecânica e uma biológica.
A função mecânica dentro da articulação ocorre, pois ela melhora a viscosidade do líquido sinovial, responsável por lubrificar a região. Além disso, atua no tendão diminuindo a adesão e facilitando o deslizamento desta estrutura.
Já em relação à função biológica, o ácido hialurônico atua das seguintes formas:
- Estímulo do colágeno - as células do próprio corpo a produzem mais substâncias naturais da articulação como colágeno tipo IV;
- Diminuição da inflamação - através do controle de citocinas inflamatórias IL1, IL6;
- Bloqueio dos oxidantes, o que lhe confere um papel de preservador/antioxidante natural da articulação;
Assim, ele estimula a célula da cápsula da articulação (célula sinovial) a produzir o próprio ácido hialurônico natural e outras proteínas regenerativas.
Além disso, estimula as células da cartilagem articular a produzirem mais cartilagem, favorecendo a regeneração de lesões e retardando o envelhecimento articular.
Normalmente, a infiltração no joelho dura de 6 meses a um ano, quando poderemos repetir o procedimento, se for necessário.
Como vimos, a infiltração no joelho com ácido hialurônico é uma técnica que, quando bem indicada, traz diversos benefícios para o paciente.
Na nossa clínica, temos profissionais capacitados para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para seu quadro clínico.
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.