Tendinite devido à alteração da anatomia do ombro: o que fazer?
Quando a tendinite do manguito rotador ocorre devido a uma alteração na anatomia do ombro que gere impacto no tendão, a cirurgia será o único tratamento realmente eficaz, pois trará de volta a funcionalidade completa da articulação.
A tendinite do manguito rotador é a inflamação dos tendões que circundam o ombro e são responsáveis por movimentos e pela estabilidade da articulação.
Existem algumas causas para esta condição, por exemplo, a sobrecarga devido às atividades do dia a dia ou ao esporte, traumas na região ou conflitos anatômicos dos tendões com outras estruturas do ombro.
Entender a causa exata do problema é fundamental para definir o tratamento mais apropriado.
Na maioria dos casos, podemos tratar a tendinite sem cirurgia com uso de remédios via oral, repouso, fisioterapia ou injeções locais de medicamentos.
No entanto, quando estamos diante da tendinite ocasionada por alterações na anatomia do ombro que geram conflitos do tendão com outras estruturas, as técnicas descritas não trarão resultados significativos para o paciente.
O que fazer nos casos de tendinite devido à alteração da anatomia do ombro?
Inicialmente, devemos lembrar que a Síndrome do Impacto consiste em uma alteração anatômica que ocorre devido ao conflito mecânico de estruturas ósseas e ligamentares contra a bursa do ombro (causando bursite) e/ou os tendões do manguito rotador (principalmente o tendão supraespinhal/supraespinhoso) causando tendinite e rotura destes tendões.
Esta alteração na anatomia do ombro pode ser de diversas ordens, por exemplo:
- Acrômio ganchoso ou curvo;
- Esporão na região inferior do acrômio;
- Acrômio lateralizado ou com inclinação inferior.
Costuma acometer pacientes com idade entre 35 e 60 anos, mas pode acontecer também em pessoas mais jovens que tenham alguma atividade laboral ou esportiva que demande movimentos amplos com o braço.
Esportes como a natação, tênis, vôlei e basquete podem ocasionar este problema, pois demandam movimentos repetitivos e acima da cabeça.
Temos um artigo que explica a Síndrome do Impacto com mais detalhes e você poderá ler mais sobre o assunto no nosso Blog.
Nestes casos, será importante recuperar a anatomia do ombro, de modo a cessar o impacto dos tendões com as estruturas anômalas.
Para tal, a cirurgia do ombro por meio da artroscopia será um procedimento bastante eficaz.
Como será a artroscopia do ombro?
A cirurgia do manguito rotador por artroscopia é um procedimento minimamente invasivo que apresenta grande eficácia e mínima agressão ao corpo.
Para realizá-la, utilizamos anestesia local ou regional e sedação do paciente, de modo a garantir que ele não sinta nenhuma dor e acorde após a cirurgia.
Então, realizamos pequenos furos de aproximadamente 1 cm ao redor da articulação para introduzir a câmera de vídeo e acessar as estruturas do ombro com os instrumentos necessários.
Assim, poderemos corrigir várias lesões, como reparar um tendão e eliminar as alterações anatômicas do ombro devido a síndrome do impacto.
Estas correções possibilitam a regeneração do tendão de uma maneira mais saudável, além de evitar que novas lesões venham a ocorrer. Como resultado, o tratamento cirúrgico permite o alívio da dor e a prevenção de alterações crônicas.
Dessa forma, fica evidente a importância da realização de um diagnóstico preciso para identificar a causa da tendinite no manguito rotador.
Somente assim poderemos adotar o tratamento adequado, inclusive evitando complicações no futuro.
Na nossa clínica, contamos com profissionais especialistas no assunto, prontos para realizar um atendimento individualizado e definir a melhor tratativa para cada caso!
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.