Artrose na coluna pode ser descrita como uma doença degenerativa de origem inflamatória das articulações facetárias, pequenas articulações que ficam na parte de trás da coluna. Dor na coluna é um dos sintomas e o principal motivo para procura de ajuda médica.
A artrose é uma condição que causa sintomas de dor, sensibilidade, inchaço e rigidez nas articulações.
As articulações afetadas de forma mais comum são as das extremidades dos dedos, a da base do polegar, do pescoço, do fim das costas, do joelho e do quadril. Geralmente as articulações de um lado do corpo são mais afetadas do que as do outro lado.
Artrose ou artrite
A artrose da coluna pode ocasionalmente ser denominada uncoartrose, artrose espinhal ou osteoartrite da coluna.
A artrose comumente afeta o pescoço e a parte inferior das costas, embora também possa afetar os segmentos torácico, sacral e do cóccix da coluna.
Os sintomas desenvolvem-se gradualmente ao longo de vários anos. Mas é frequente se manifestar em crises agudas. A doença pode afetar a realização de atividades do trabalho e do dia a dia.
Como artrose ocorre
Há um consenso crescente de que a osteoartrite é um processo inflamatório e degenerativo e não é o resultado de um processo único. Existem, ainda fatores mecânicos (sobrecargas e instabilidade) que podem contribuir para uma via final comum – a degeneração da articulação.
Artrite degenerativa da coluna
Essa condição é comumente causada pelo desgaste a que submetemos nossa estrutura espinhal à medida que envelhecemos. A degeneração dos ossos e tecidos moles da coluna vertebral também pode causar artrite degenerativa da coluna vertebral. Dependendo do grau de desenvolvimento da sua condição, os sintomas podem ser desde leves até graves.
A artrose que afeta e causa a região lombar é a fonte mais comum de dor lombar e sintomas como formigamento e dormência. Esta condição está relacionada a alterações degenerativas das articulações e doenças degenerativas do disco.
Embora seja considerada uma parte natural do envelhecimento, a dor e a rigidez da artrose na coluna podem limitar muito a capacidade de uma pessoa ter um estilo de vida ativo e independente.
Prevenção de artrose
A medida de precaução ideal na artrose é a redução de peso acompanhada de atividade física com ativação da musculatura estabilizadora da coluna e realizada de forma regular e adequada. A atividade física suficiente fortalece os músculos e estabiliza as articulações.
É também importante verificar sua rotina diária e sua postura nas diferentes atividades do cotidiano para que se avalie o impacto na sua coluna e outras articulações.
Artrose qual o tratamento?
A principal meta do tratamento para artrose na coluna é aliviar os sintomas e desacelerar o processo de desgaste.
Não há cura para a osteoartrite, mas a condição pode ser controlada e deixar de evoluir e controlar as crises de dor. Existem vários tratamentos para ajudar a aliviar os sintomas, em especial a dor na coluna.
As principais opções de tratamento não cirúrgico incluem analgésicos, anti-inflamatórios não hormonais corticosteroides orais, medicações fitoterápicas (extratos vegetais), suplementos colágenos (viscossuplementação) e injeções intra-articulares de medicações que controlam a inflamação no momento de crise (infiltração).
Os principais tratamentos para os sintomas da artrose incluem:
medidas de estilo de vida – como manter um peso saudável e fazer exercícios regularmente;
medicação – para aliviar sua dor;
terapias de suporte – para ajudar a tornar as atividades diárias mais fáceis;
Nutracêuticos (suplementos alimentares que reduzem a evolução da doença).
Tratamentos
O tratamento conservador por meio de reabilitação e fisioterapia deve ser iniciado assim que possível.
O alívio da dor aguda pode ser proporcionado por analgésicos e anti-inflamatórios. Porém o uso dessas medicações não é aconselhável a longo prazo.
- Redução de peso
Ganhar 4,5 kg pode exercer uma pressão extra de 27 kg sobre o quadril a cada passo afetando também a coluna. Diminuir a sobrecarga na articulação por meio da perda de peso (5 a 10% do peso corporal já tem grandes resultados) pode retardar a perda de cartilagem e diminuir o impacto nas articulações.
- Quem tem artrose pode fazer caminhada?
Um programa de exercícios individualizado, que pode incluir caminhada e outras atividades, combinado com estratégias comportamentais eficazes destinadas à perda de peso pode ser mais benéfico na redução da dor na coluna em pacientes com sobrepeso. Desde que não haja muitos desníveis ou degraus, a caminhada está indicada. Porém, vale lembrar que isoladamente, não produz ativação da musculatura estabilizadora da coluna que é o mais importante e pode ser alcançado através de exercícios supervisionados por fisioterapeuta ou em aulas bem planejadas de musculação, funcional ou pilates.
- Dispositivos de assistência
Bengalas, muletas, andadores, corrimão (junto do vaso sanitário, por exemplo) e outros dispositivos devem ser considerados como adjuvantes dos tratamentos básicos para pessoas com artrose que têm problemas específicos com as atividades da vida diária.
- Viscossuplementação
A indicação da viscossuplementação varia de paciente para paciente e a composição do produto, pelo grau da lesão cartilaginosa. É importante que além dos exames de imagem, seja feito um teste funcional e direcionado ao esporte para avaliar a função muscular afetada por doença preexistente.
Este tratamento é tradicionalmente utilizado como adjuvante na reabilitação, nunca como terapia única, seguida de fortalecimento e reequilíbrio muscular.
Em nossa clínica utilizamos o ácido hialurônico e outras estratégias desenvolvidas caso a caso para alívio da sua dor na coluna.
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.