Infiltração no cotovelo para epicondilite lateral: entenda
A infiltração no cotovelo para epicondilite lateral merece atenção redobrada, já que o uso de corticóide não costuma ser indicado para este tratamento.
A epicondilite lateral é uma condição na qual um ou mais tendões da região do epicôndilo lateral do cotovelo inflamam e sofrem uma resposta fibroblástica e vascular, conhecida como degeneração angiofibroblástica.
Assim, além da inflamação, o tendão sofre uma falha da cicatrização, levando à formação de um tecido defeituoso que atrapalha a regeneração das estruturas doentes.
Nesses casos, o paciente sente dor na região lateral do cotovelo que costuma piorar com movimentos de extensão do punho e dos dedos e ao agarrar objetos.
Além disso, poderá sentir rigidez, perda de força e dificuldade para esticar o cotovelo completamente.
Então, o tratamento adequado é fundamental para resolver o quadro e devolver a qualidade de vida ao indivíduo.
Infiltração no cotovelo para epicondilite lateral
A infiltração é um procedimento no qual aplicamos medicamentos dentro ou ao redor da articulação por meio de uma injeção.
Podemos usar diversas substâncias diferentes, dentre elas o ácido hialurônico e o corticoide, a depender de cada caso.
Especificamente quando estamos diante da epicondilite lateral, indicaremos a infiltração com bioestimuladores, principalmente o ácido hialurônico, para estimular a recuperação dos tendões.
Isso porque, esta substância ativa a produção de colágeno que forma os tendões, melhora a lubrificação da bainha do tendão (de onde vem sua nutrição vascular), diminui a inflamação e auxilia na regeneração de tecidos.
Além disso, após realizar o procedimento, será preciso adotar uma reabilitação bem estruturada para solucionar em definitivo a lesão do paciente.
Neste ponto, destacamos que a realização de infiltração com corticoide é um ponto de alerta para o tratamento desta condição.
Por que não indicamos o uso de corticoide para tratar a epicondilite lateral?
O corticoide é uma das substâncias mais utilizadas nas infiltrações, dada sua alta ação anti-inflamatória.
Todavia, pode ter um efeito negativo quando temos estruturas já lesionadas. Isso porque, ele atrapalha a síntese de tecido no local, ou seja, pode dificultar a cicatrização de lesões nos tendões e ligamentos.
Então, quando estamos diante da epicondilite lateral, condição na qual o tendão do cotovelo está danificado, a infiltração com corticóide pode dificultar a cicatrização e até aumentar a lesão do tendão após alguns meses. O mais comum é ter uma melhora momentânea e passageira quando voltam a aparecer os sintomas após 1 a 2 meses.
Ou seja, não tende a ser um tratamento interessante, salvo raras exceções!
Isso não quer dizer que a infiltração no cotovelo com corticoide não seja útil para outros quadros clínicos, mas especificamente para a epicondilite lateral não é a melhor opção.
Já a aplicação de ácido hialurônico feita com a medicação correta e com técnica adequada costuma ter excelentes resultados inclusive a longo prazo.
Temos um artigo no Blog que fala com mais detalhes sobre a infiltração com corticoide.
Neste ponto, fica evidente a importância de consultar um
ortopedista especialista quando sentir dores no cotovelo.
Isso porque, esse profissional será o responsável por fazer o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento e, caso tenhamos uma indicação errada, poderá até agravar o quadro do paciente.
Então, esteja atento aos sinais do seu corpo e, se for necessário, procure um profissional de confiança para te ajudar!
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.