Se você sofre com dores no cotovelo, já deve ter se perguntado como fica a relação entre a epicondilite lateral e o computador.
A epicondilite lateral é a causa de dor mais frequente do cotovelo. Normalmente, ocorre devido à sobrecarga ou esforço repetitivo, seja no esporte ou em atividades laborais.
Inclusive, pode ser conhecida também como cotovelo de computador ou cotovelo de tenista por estar muito relacionada a estas atividades. No entanto, não são somente estas práticas que podem causar o problema.
Na epicondilite lateral, além do processo inflamatório da tendinite, ocorre uma resposta fibroblástica e vascular, conhecida como degeneração angiofibroblástica.
Ou seja, esta lesão ocorre pela inflamação somada a uma falha na cicatrização do tendão, o que leva à formação de um tecido defeituoso que atrapalha a regeneração das estruturas doentes, sendo os tendões extensores os mais acometidos.
Os principais sintomas da epicondilite são a dor na região lateral, dificuldade para fazer alguns tipos de força com agarre e certa dificuldade para esticar o cotovelo completamente.
Afinal, qual a relação entre a epicondilite lateral e o computador?
Quando o paciente apresenta epicondilite lateral, os sintomas tendem a piorar ao agarrar objetos e com movimentos de extensão do punho e dos dedos.
Então, quem tem a epicondilite e trabalha com computador deverá ter atenção redobrada ao usar o computador.
Isso porque, quando usamos o mouse ou digitamos, deixamos os punhos e os dedos exatamente na posição de extensão, o que provoca mais dor.
Portanto, será preciso ter alguns cuidados especiais. Por exemplo, caso o paciente esteja com problema no braço direito e este seja o braço que ele utiliza o mouse, o mais indicado que é tente poupar este lado e se esforce a utilizar o braço oposto.
Além disso, será preciso procurar posições mais em neutro ou em flexão, o que dá um maior repouso para o tendão responsável pela dor.
Assim, separamos algumas dicas para quem sofre com epicondilite, mas precisa usar o computador no dia a dia:
- Posicione o teclado corretamente, de modo que o pulso fique reto ao utilizá-lo. Evite, principalmente, que eles fiquem estendidos para cima (extensão).
- Coloque a cadeira na altura correta para que os braços fiquem bem apoiados e posicionados;
- Use um mousepad com apoio para que os punhos fiquem nivelados ao usar o mouse;
- Se for necessário, use um apoio de antebraço em frente ao teclado para que os punhos e dedos fiquem alinhados;
- Faça pausas a cada 30 minutos, alongue as mãos e estique os dedos.
Tratamento da epicondilite lateral
O tratamento da epicondilite é individualizado e tem como principal objetivo a regeneração do tecido lesionado, proporcionando o alívio da dor e outros sintomas.
Diversas são as terapias que podemos adotar, por exemplo:
- Repouso;
- Compressas;
- Imobilização;
- Correção e adaptação do local de trabalho;
- Alongamento;
- Fortalecimento;
- Aplicação de Ácido hialurônico (viscossplementação);
- Terapia de ondas de choque.
Além disso, poderemos indicar a cirurgia para casos com lesão do tendão de características pouco favoráveis à cicatrização ou se o tratamento não cirúrgico não trouxer melhora satisfatória dos sintomas.
Caso queira ler mais sobre o tratamento da epicondilite, temos um artigo sobre o assunto e você poderá acessar clicando aqui!
Adotar o tratamento adequado e ter os cuidados necessários ao usar o computador será essencial para possibilitar um retorno mais rápido e eficiente às atividades cotidianas.
Então, ao sentir dores no cotovelo, procurar um
ortopedista especialista será essencial para avaliar com cautela seu quadro e te acompanhar durante toda a reabilitação!
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.