As lesões na corrida podem ter diferentes tratamentos e serem devidas a diferentes causas.
Listamos abaixo 4 principais grupos de causas para as lesões na corrida:
1 – Cargas mecânicas repetidas (overuse).
Maioria das tendinites, doenças da cartilagem, condropatias, condromalácia e fratura por estresse.
Condromalácia Patelar
2 – Anormalidades ou desbalanços metabólicos.
Principais causas são anemia, anorexia, déficit proteico, amenorreia (distúrbio menstrual), osteopenia, hipertermia (em competições principalmente) e diversas outras alterações hormonais.
3 – Anormalidades e desbalanços osteomusculares
Desbalanços de eixos mecânicos que levam a pisada errada e passada errada, encurtamento de músculos e tendões e hipermobilidade articular.
4 – Causas externas ou traumáticas
Entorses, fraturas, mordidas de cães ou colisões de trânsito.
O acompanhamento de um profissional de Educação Física capacitado e a informação sobre os treinos ajudam muito a diminuir as lesões.
Uma grade de treino bem montada leva em conta o rodízio dos grupos musculares e tempo de descanso adequado durante o treino e entre os treinos. Além disso, os exercícios ditos “educativos” e o fortalecimento e alongamento para compensar desbalanços específicos de cada atleta são essenciais e mandatórios para a prática esportiva saudável.
É preciso disciplina, dedicação e atenção para respeitar o tempo de evolução do treino e saber a hora de descansar ou de fazer um treino mais leve assim como a hora de aumentar o ritmo.
Portanto, não existe não existe mágica quando falamos de desempenho físico e nem quando buscamos um treino para ganho de saúd
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.